Entenda mais sobre o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica!

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é administrado pela Receita Federal do Brasil e os interessados que precisamos fazer a formalização da empresa tem que saber como se cadastrar nele. O procedimento está muito menos burocrático do que era há muitos anos e por isso que as pessoas não tem mais desculpa para poder realizá-lo.

Aqui iremos explicar como funciona para que não fique dúvidas sobre como realizar o procedimento. Não podemos deixar de mencionar que os proprietários de empresas pequenas que possuem faturamento de até 60 mil por ano se enquadram como MEI, o que acaba sendo muito mais vantajoso do que fazer o cadastro tradicional no CNPJ.

É muito importante analisar o seu negócio e saber qual tipo de cadastro é mais vantajoso para ele. Hoje em dia ainda temos um número alto de empresas que não se regularizaram, mas depois a criação do MEI essa realidade vem mudando aos poucos e está conseguindo trazer mais benefícios para quem tem o pequeno ou médio negócio.

Iremos deixar aqui agora as informações sobre como o processo de cadastro pode ser realizado e também como o processo de consulta funciona, ambos os recursos são disponibilizados no site da Receita Federal e iremos dar as tratativas nos próximos tópicos, confira maiores detalhes.

Cadastro do CNPJ

O cadastro CNPJ pode ser realizado pela internet e o interessado deve ler as informações sobre a mesma para ter conhecimento sobre todas as etapas necessárias e sobre como concluir o procedimento.

Entenda mais sobre o CNPJ

Somente com uma conclusão do mesmo é que a empresa será formalizada e receberá o número de identificação. O consulta CNPJ nada mais é do que o número de identificação da empresa, através dele podemos consultar várias informações a respeito da mesma.

Para vários procedimentos que iremos realizar é necessário termos essa formalização, empréstimos bancários, por exemplo, vão exigir que a empresa tenha esse cadastro.

Caso você tenha dúvidas sobre como realizar o cadastro no CNPJ, consulte as instruções dadas e veja em qual site ele pode ser realizado.

As informações disponibilizadas nesse site são de suma importância e por isso que os interessados na formalização do seu negócio não podem deixar de conferir cada detalhe que está sendo exposto.

Consultar CNPJ

Em várias situações precisamos apresentar o documento de registro do CNPJ e ele pode ser obtido também pela internet. A Receita Federal do Brasil disponibilizou vários recursos em seu site para permitir que os interessados tenham maior agilidade para obter as informações que precisam.

Entenda mais sobre o CNPJ

É necessário termos conhecimento sobre quais são os recursos disponíveis para serem consultados pela internet para que possamos economizar tempo.

Não é só a Receita Federal que está investindo na internet para melhor atender o cidadão, vários outros órgãos também estão com essas facilidades disponíveis.

A consulta CNPJ online é um procedimento que pode ser realizado também em qualquer horário do dia e em qualquer dia da semana. Não existe nenhum custo para obter essa consulta e abaixo explicamos como ela funciona:

Site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br.

O processo de consulta é muito simples e requer o preenchimento correto do número do CNPJ que será pesquisado e dos caracteres que foram gerados da tela. Após o preenchimento correto dessas duas informações é necessário clicar no botão consultar.

O sistema vai emitir um documento contendo as informações sobre a empresa que está registrada no número do CNPJ informado e, se necessário, esse documento pode ser impresso.

Todo esse procedimento ocorre de forma online e gratuita, quanto a isso você não precisa se preocupar porque não terão taxas para serem pagas. Existem outros serviços que a Receita Federal está disponibilizando em seu site e que vale a pena os cidadãos terem conhecimento sobre.